Quem sou eu

Minha foto
Piracicaba, SP, Brazil
Sou casada, tenho um filho, amo viver, adoro trabalhos manuais, música, filmes, antiguidades etc.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Lar doce lar


O que faz de uma casa um lar?
Talvez seja o empenho dos moradores em se reconhecerem como uma família, independente do número de integrantes.
Um lar pede alguma estrutura e muuuita vontade de convivência em harmonia.
As diferenças sempre existirão: para o bem e para o mal. São diferenças, não muros intransponíveis. Servem para que desenvolvamos a capacidade de ver as coisas por outro ângulo, mesmo que não concordemos com ele.
Nem sempre é fácil abrir os olhos e enxergar novas formas. Puro comodismo nosso.
Um lar pede atenção e chego mesmo a pensá-lo como um organismo vivo que requer cuidados e até proteção. Proteção contra mal-humor, energias negativas, gritos e cóleras inúteis.
Também há que se reconhecer que mesmo fazendo nosso melhor às vezes não é o suficente para manter um lar sempre organizado, varrido e espanado. Mas É o nosso melhor e mais que isso pode gerar ressentimentoa, mais cansaço e menos tempo de lazer (fazer nada também é lazer, concordam?)
O que fazer? Eu aprendi a reconhecer os meus limites, embora às vezes tente ultrapassá-los.
Mas hoje em dia admito que não posso tudo. Não consigo manter tudo brilhando e ainda trabalhar fora o dia inteiro, levar e buscar meu amorzinho na escola, no dentista, no violão, fazer compras, cozinhar, lavar roupa, costurar.
Sempre penso que eu tenho compromisso com a alegria e reconhecer o que posso fazer ou não com prazer é um grande passo nessa direção.
Eu não gosto (mesmo!) de ir ao açougue mas adoro ver meus dois elogiando minha comida.
Eu AMO costurar e por isso não me importo mais com as linhas no chão: são restos do prazer que me deram. E não vou ficar varrendo-as toda hora.
Concluo, portanto, que o que faz de uma casa um lar é estabelecer em primeiro lugar a vontade de se ficar junto. E trabalhar por ela sabendo que o melhor está sendo feito.

Um comentário:

Beth disse...

Adorei seu texto Rebeca. É bem assim mesmo, não dá prá trabalhar fora e cuidar dos afazeres do lar (ao pé da letra). Por mais que eu ame a casa brilhando e arrumada, tem horas qua gente tem de deixar passar algumas coisas...

Beijos

Beth

Eu recomendo

Eu recomendo

costureiras de Tarsila

costureiras de Tarsila

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Gentileza Gera Gentileza