Quem sou eu

Minha foto
Piracicaba, SP, Brazil
Sou casada, tenho um filho, amo viver, adoro trabalhos manuais, música, filmes, antiguidades etc.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Anos 80, a década que nunca passou




Os anos 80 foram os anos da minha adolescência. Nunca passaram.
Voltam a mim quando ouço algumas músicas, vejo uma ombreira, uma cor cítrica, uma mini-saia jeans. Porque eu tinha uma, minha amigas, que era demais! Demais de curta, demais de ousada, demais de bacana.  Sabe a roupa certeira, aquela que te dá toda a confiança do mundo? Era a minha mini-saia... 
E quando eu queria caprichar mais na produção, botava umas polainas em tons de azul que minha vó Ermelinda tinha tricotado prá mim. Ficava o máximo!
E partíamos, seguras, eu e minha mini-saia. Amiga de toda hora, ela ia à escola noturna, às compras, aos passeios.
Era toda abotoada na frente, meio evasê. Uma graça.
E seria injusto não citar um certo macacão branco, estilo jardineira, todo de algodão que eu também usava muito. 
A produção era a seguinte: por baixo do macacão eu colocava duas blusinhas, uma verde-limão e outra laranja. Uma deixava um ombro caído e a outra deixava o outro, eu juntava as duas e punha o macacão por cima. Pensam que acabou? Nãããão! Ainda colocava três pulseiras largas no braço: uma branca, uma verde-limão e a outra, laranja, claro. E saia "abafando", como dizíamos à época.
Foi uma década de muitas descobertas, encontros e desencontros. Muito mais encontros, felizmente.
Encontrei meu amorzão, me descobri como a fonte das minhas alegrias e infelicidades, tracei um destino.
E segui uma rota não estabelecida mas guiada pela minha vontade de melhorar de vida, de ser mais feliz, de ter paz. E, pouco a pouco, trabalhando muito, consegui. Hoje, me vejo inteira e tranquila mas, sem esquecer da garota de mini-saia dos anos 80, que ainda mora aqui dentro.

11 comentários:

Val disse...

Os bons velhos e inesquecíveis anos 80 ! também época da minha adolescência. Não tenho tantas lembranças como vc, daquilo que usava. Mas lembro que em Portugal, chegou a TV a cores com a novela Dancin Days, e era lá que nós nos inspirávamos: com o colorido e o brilho ( lurex penso eu que se chamava uma malha que brilhava) da novela e a música das Frenéticas. Ainda me sobra meia gaveta de polainas, que guardo de recordação. Quem sabe a moda ainda volta. Bj grande Rebeca

Malú Holzmüller disse...

Para mim esses foram e serao sempre os melhores anos em todos os sentido,na música,nas vestimentas com cores pra lá de exageradas(que eu amava,rsrsrsr...) das melhores novelas e séries.Boas lembrancas.
Bjs e uma ótima semana.

Claudia disse...

Oi, Rebeca!!! No início dos anos 80 eu estava saindo da infância e entrando na adolescência e me recordo dos modelitos. Uma delícia mesmo essa década, sinto saudades também. Compartilho com que a Val disse sobre a novela Dancin Days, lembro que ela marcou uma época. É amiga, é sempre muito bom recordar que dentro da gente moram várias "marias" e que a gente possa resgatá-las sempre com carinho nas nossas vidas atuais.
Minha Páscoa foi ótima, descansei bastante, curti meus filhos e ainda sobrou um tempinho pra costurar. E a sua Páscoa como foi?? Beijo grande!!! Clau.

Josy Petite disse...

Que gostoso Rebeca, lembrar desse tempo. Apesar de ter nascido em 84 eu gosto demais desses detalhes que vc falou, as roupinhas de antigamente, as sandálias hein! melissa então, os penteados. Tão bom recordar. Tive a sorte de pegar a época da vitrola e da fita k7.
Recordar é viver.

Beijos querida.

Unknown disse...

Eu não faço parte dos anos oitenta,pois nasci apenas no ano de 1986,mas gosto muito da musica de discoteca que se fazia nessa época,tenho alguns cds dessa época que o meu namorado comprou e amo as musicas,não me canso de ouvir. Para ti,eu desejo que estejas bem e que sejas feliz,fica com deus!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

Cheiro de Vanilla disse...

Com certeza anos 80 foram os melhores em tudo, alen dos nossos estilos tinham as musicas que ficaram eternizadas em nossas vidas.
Bjs....

O meu pensamento viaja disse...

A cada um a sua época! O importante são as recordações que perduram.
Beijo

Criando Artes Carla disse...

Para mim tb foi uma década maravilhosa. De encontros e de crescimento profissional.
Encontrei meu amor e me casei tb nesta década.
Tudo de bom Rebeca.
Beijos

Helena disse...

Vinte anos! Sim, fiz 20 em 1980! Que década!

Mirian Trédicci disse...

Nossa!! quantas lembranças boas... Também usei mini saia com polaina e me achava o máximo. No auge da juventude a gente ousava no visual carregado de cores e ficávamos lindas!!
E da-lhe ombreiras!!!
Bjs

Janegal disse...

Nossa, ombreiras, outro dia tava assistindo um episodio de Dallas no canal Viva e todo mundo lindo e glamuroso de ombreiras...lembro da minha mae.
Beijos,
Jane

Eu recomendo

Eu recomendo

costureiras de Tarsila

costureiras de Tarsila

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Gentileza Gera Gentileza