Quem sou eu

Minha foto
Piracicaba, SP, Brazil
Sou casada, tenho um filho, amo viver, adoro trabalhos manuais, música, filmes, antiguidades etc.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Coisas de brechó








     Não contaria nenhuma novidade se começasse o post dizendo "adoro um brechó, um bazar, um mercado de pulgas".
     Quem frequenta este canto sabe perfeitamente disso. Tem explicação para meu gosto pelas coisas antigas? Até penso que sim. Parece que quero recriar, nem que seja por um instante, um momento, uma cena, um acontecimento do passado. Ou quero que aquele objeto tenha o valor que acho que ele merece.     Ou quero salvar do lixo ou do esquecimento (termos tão parecidos!)  algo que acho que merece uma segunda chance.
         Mostro hoje algumas das minhas últimas aquisições.
     O ventilador de duas cores, todinho de metal, pesadinho como só ele, me encantou. Duas cores! Precisava? Não! Mas olha o capricho da criação, um ventilador que não só venta, é estiloso e tem duas cores lindas.  Adoro esse verdinho! Os armários da cozinha da minha vó Ermelinda eram dessa cor.
      Em outro dia, comprei essa jarrinha rosa (a verde já havia comprado há meses num antiquário).  Nascida provavelmente nos anos 60, a jarrinha conserva um jeitinho de menina. Além do mais, combinou tão bem com a jarra verde. Parecem velhas amigas, morando no alto do meu armário de aviamentos.
       Aí, chegou a vez de falar da bolsa branca, linda e elegante que meu manequim cismou de usar  posar prá foto. É uma bolsa de festa, americana, elegante e leve. Pode muito bem me fazer companhia em casamentos e festas mais formais.
     E alguém reparou no colarzinho que o manequim usa? Na verdade, são três cordões de plástico redondinho: um vermelho, um azul-marinho e um branco. Ficam uma graça, os três juntinhos, na missão de alegrar este pescoço tão branquinho e carente de acessórios (adoro um enfeite!).
        Foram ou não foram boas compras???

24 comentários:

Malú Holzmüller disse...

Rebeca eu tb adoro fazer compras em brechós,e lojas de antiguidades.Aqui em Munique para minha alegria tem várias,e sem falar nas feiras ao ar livre no verao,encontramos de tudo.Amei suas aquisicoes,em especial os ventiladores.
Bjs.

A Casa da Mãe Jana disse...

Rebeca,
também gosto de coisas antigas, parece que quanto mais o tempo passa sinto que a necessidade de valorizar e adquirir esses objetos se fazem necessário na minha vida.
Tempos atrás ganhei uma máquina de datilografar, aqui em casa foi o maior sucesso, principalmente com molecada que nem sabia o que era.
Minha amiga disse que é um computador que "digita e imprimi" ao mesmo tempo rsrsrs
Beijos, Jana ;)

Paula Louceiro disse...

Rebeca, ótimas aquisições. Adorei essa jarrinha rosa. Estou na fase de rosa, rs.
Bjoka

Val disse...

Olá Rebeca, gostei tanto das suas peças retrô. O ventilador é um achado, uma irmã minha tem um assim e fica um charme na sala dela. Esse verde água ( que aliás tb é a cor de uma das jarras) é bem anos 50. Gosto de uma velharia tb, só que as minhas são quase todas encontradas nas tais casas deixadas para trás. às vezes coloco flores no bule que era da D. Abília. E com esse gesto, me lembro dela. Ninguém deve se lembrar mais dela, ela sobreviveu à família. Na hora de enterrar só apareceu um sobrinho.
Enfim, essas peças carregam uma carga emocional, que as modernas não têm. Talvez seja por isso que gostamos tanto delas...

Sobre ó post do porta agulhas de crochet, ainda pensei que as fotos pudessem salvar o trabalho, mas nem isso! sério, fiquei meia envergonhada, tão tortinho o estojo, eu e minha mania imediatista: quando sentei na máq eram mais de 10 da noite! bjsss e bom fim de semana!

Amara Mourige disse...

Rebeca, amei esse ventiladorzinho, você fez uma ótima compra, eu também compraria com certeza!A jarrinha é linda! Adoro brechó!
Beijos
Amara

amigos das onze horas disse...

adorei a ventoinha!Beijinhos

Anônimo disse...

Foram compras maravilhosas. Fiquei apaixonada pelas jarras. Lindas, lindas. ;) E adorei o manequim. Beijinhos

Rovânia M disse...

Àh, Rebeca, foram sim,boas compras.Eu me encantei no ventilador.Tem coisa mais vintage? Você tem um olho clínico e as jarrinhas parecem bem modernas! Sua manequim ficou chiquérrima!!!

Criando Artes Carla disse...

Rebeca eu adorei esse maneco!!!!
Lindo eu quero!!!!
Minha mãe tem um ventilador desses hahahaha
Beijos

M de Maria Ateliê disse...

Oi Rebeca,
Foram ótima compras.
Adorei o ventilador, não dá para resistir mesmo.
Por aqui não tenho lugares tentadores assim, o que é ótimo, pois adoro!

Obrigada!!!
bjs
Òtima segunda e semana!

Unknown disse...

Olá!
Não tinha muita tentação assim, rs, mas depois do meu marido frequentar lojas de antiquário, brechós... passei a ter olhos também para essas peças.
Adorei suas aquisições. Mas fiquei de olho na escadinha que vi atrás da jarrinha rosa. Lindinha!!!

Ah, adorei ( não é novidade, kkk) sua bolsa de compras , assim alivia o estresse de se fazer mercado, rs.
Grande beijo e ótima semana!!!

Regina Saraiva disse...

Olá Rebeca,

Lindas aquisições, todas muito, muito charmosas. O jarrinho lindo, o manequim meu sonho de consumo também, e a bolsinha! É uma que parece continhas mas na verdade são plaquinhas de metal? Se for eu já tive uma, isso há muitos anos, olha eu dando bandeira na idade, rs. Além dos objetos adoro a descrição que fez de cada um.
Beijo e boa semana.

Claudia disse...

Oi, amiga Rebeca! Lindas peças, não tenho o costume de comprar peças antigas, mas gosto muito. Mas devo te confessar que meus olhos não desgrudaram da Tilda... quero saber urgentemente sua história. Amiga, beijos no coração, Clau.

Sílvia disse...

Oi Rebeca.
amei as comprinhas, conheço uma cidade em Pernambuco que é famosa por seus antiquários, fico doida lá para adquirir peças antigas.
Parabéns pelas compras a bolsinha tá um charme.
Bjs.
Silvia.

Joana disse...

Ótimas compras, amei teu ventilador e o manequim que tb deve ter sido uma aquisição é muito lindo. Eu tb adoro brechós, infelizmente não tem por aqui. Só algumas pouquíssimas lojas de móveis usados que na realidade nem são antigos são somente coisas velhas. Bjs
Joana

Sílvia disse...

Oi Rebeca.
Para colar tecido com a dupla face, primeiro colei a fita em cima bem junto ao teto, depois a cada trinta centímetros vindo para baixo fui colando as fitas até o rodapé, aí é colando o tecido em cima e vai esticando e tirando a proteção da fita, o segredo é uma fita de boa aderência e paciência, gostei desse jeito pois não tem o mela mela da cola, faz que da certo.
Bjs

artesanatodanil disse...

Oi Lindaaaa!Que fofuraaaa essa escadinha é lindinha,seu blog muito lindooooo,que DEUS te ilumine,tenha uma semana abençoada por DEUS beijos.

Judy disse...

Sem dúvida uma ótima compra!
Minha mãe tem um ventilador deste que é usado até hoje, me lembro bem dele e dos pequenos choques que tomava quando criança: dedo machucado e metal ligado na tomada não combinam.
A bolsa super chique.
O colar um adorno leve e alegre.
As jarras lindas.

Que belas compras!

Mirian Trédicci disse...

Como resistir...esse ventilador é tudo de bom, muito lindo! Excelente compra!
Um beijo
Ah! adorei a sacola de compras!

KARINE MARIANO disse...

Oi Rebeca!!!!!!!!
Bom dia!!!!!!!!!
Que comprinhas maravilhosas... eu tb gosto muito de um brecho e coisas antigas, pena que aqui na minha cidade não tem dessas coisas... sabe!!!
Cidade bem pequena kkkkk
Adorei as comprinhas.
bjssssssssss
Lindo dia para ti!!!!!!!!!!!

Lucia disse...

Adoro um brecho! Fico horas quando entro em um! Amei suas comprinhas! Um luxo so! Quanta arte linda no seu blog. Parabens!!! Bjs e uma semana de paz!

Lia Gloria disse...

Aiaiai, que tu me deixa louca quando mostras essas coisas!
Nem todo o mundo que gosta de antiguidades, tem um olhar tão sensível, tão próprio para descobrir coisas bacanas.
Parece que tu atrais essas belezuras, nossa! Tudo lindo!
E tu sabes que eu sou olhuda, né?! Sempre observo muito as tuas imagens. Vi umas notas musicais na parede rsrs adorei!
Minha filha estuda piano, e tudo o que lembra música, 'me chama'.
Parabéns pelas aquisições, garimpeira!

bjs

Toca do trico e croche disse...

Boa tarde querida !
Foram ÓTIMAS compras !!!
Adorei as jarras, a bolsinha então ??? Divina !!!
Fiz algumas bolsas de crochet e forrei utilizando o que aprendi no seu maravilhoso tutorial de "bolso embutido com zíper".
Se puder vem dar uma expiadinha ...
Tenha uma ótima tarde !

Beijinhos !

Sonia Faria

Toca do trico e croche disse...

Boa tarde querida !
Foram ÓTIMAS compras !!!
Adorei as jarras, a bolsinha então ??? Divina !!!
Fiz algumas bolsas de crochet e forrei utilizando o que aprendi no seu maravilhoso tutorial de "bolso embutido com zíper".
Se puder vem dar uma expiadinha ...
Tenha uma ótima tarde !

Beijinhos !

Sonia Faria

Eu recomendo

Eu recomendo

costureiras de Tarsila

costureiras de Tarsila

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Gentileza Gera Gentileza