Quem sou eu

Minha foto
Piracicaba, SP, Brazil
Sou casada, tenho um filho, amo viver, adoro trabalhos manuais, música, filmes, antiguidades etc.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Aracy e o bonde



Silenciam-se as panelas.
A cozinha, sempre agitada, emudece.
Como um palco onde várias histórias se apresentam, as mais triste delas é encenada: o adeus.
Não há qualquer calda a engrossar, qualquer fruta esperando ser compota.
Não há pudim de leite endurecendo em banho-maria e nenhum cuscuz na cuscuzeira, cozinhando sob a folha de couve.
Aracy, a determinada, a que não se cansava nunca, descansa, enfim.
O bonde onde ela levava as crianças prá tomar sorvete cansou antes dela. Entrou em desuso e virou peça de exposição. Sua única missão é ser belo e mostrar aos mais jovens como ele conduzia as pessoas.
Aracy, não: continuou na luta por anos e anos, ajudando sempre, todos.
Estás fraco? Sua gemada recobrava as forças de qualquer um. Tens um bebê? Dá-lhe sopinhas das mais variadas e nutritivas. Se um problema te atormentava, uma vela era acesa e uma prece enviada aos céus. E pronto! Problema resolvido.
Ficamos nós todos meio órfãos de uma mãe cheia de filhos por adoção: nós é que a adotamos!
Enfim, não sinto distância. Posso sentí-la leve e livre, sem restrições ou impedimentos.
Não há o braço paralisado desde a infância, não há o peso dos anos tolhendo-lhe as ações, nem a visão fraca.
É a verdadeira Aracy em movimento, cheia de luz e energia.
Boa, Ara!
(crédito das fotos: Antonio Santana Corrêa, o Tó, amigo de todas as horas)

3 comentários:

Unknown disse...

Boa, Rê!

Não é sem motivos que você sempre foi uma das preferidas da Aracy!

Amo muito você!

Clovis

Cantinho da Aracy disse...

Oi Rebeca
Tendo o mesmo nome do título do post fiquei curiosa e vim logo aqui olhar, uma linda postagem, descrevendo com muito carinho alguém que marcou vidas enquanto viveu, que lindo.
A postagem me trouxe lembranças lindas da minha infância - calda a engrossar, cuscus na cuscuzeira, cozinhando sobre a folha de couve, boas e felizes lembranças.
Muito obrigada
Deus te abençoe
Beijos no coração, Aracy (uma outra)

Unknown disse...

ooi.
tudo boom tia?

nosssa eu li o seu texto é muito muito lindo!
eu quase xorei aqui de ler :/
mais parabéns pelo texto !

beijo :*

Eu recomendo

Eu recomendo

costureiras de Tarsila

costureiras de Tarsila

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Gentileza Gera Gentileza