Quem sou eu

Minha foto
Piracicaba, SP, Brazil
Sou casada, tenho um filho, amo viver, adoro trabalhos manuais, música, filmes, antiguidades etc.

sábado, 24 de setembro de 2011

Demolições em Piracicaba

Esta é a fachada com tela protetora

Olha a cor dessa madeira!

A fechadura

A trava linda de janela ou porta

É só puxar prá cima...

... e soltar que ela ainda funciona!
 
Alguém já viu um "muro" assim?

Há uma espécie de saudosismo em mim, uma coisa de querer voltar algumas coisas, algumas pessoas, alguns momentos, que me deixam mei melancólica, às vezes.
Hoje cedo, passando por uma rua central da minha cidade, deparei com uma cena inacreditável, prá mim, pelo menos.
Mais uma casa antiga está sendo demolida e aí já mora grandissíma parte da minha tristeza. O incrível é que em vez de montarem um tapume que isolasse a área, eles construiram uma espécie de muro de madeira com toda a madeira da própria casa! Sim, as portas de madeira, as janelas, as fechaduras, está tudo lá, exposto e nu, de cara prá rua e pro descaso de quem nem pensa em conservar o que quer que seja.
Aquela madeira linda, forte, e que poderia ser reaproveitada de tantas formas mais dignas, está lá, fazendo as vezes de um tapume, que geralmente é erguido com material bem frágil, pois logo será descartado.
É triste. Enquanto em países muito mais antigos que o nosso as casas antigas são motivos de orgulho e ponto turístico, aqui o que vale é o apenas o valor do terreno. A construção vira um estorvo para os negócios. Prá que conservar uma bela casa com a arquitetura que conta história de uma época, se o terreno pode virar um estacionamento? PRÁ QUÊ????? Porque gente tem memória, tem história e cada pessoa é também sua própria casa. E nossas histórias, nossa memória, e até a saudade do que fomos um dia, é uma lição que pode ser ensinada a quem tiver coração aberto prá aprender.
E nossa cidade é nossa casa: merecemos boas lembranças. Devíamos exigir...

2 comentários:

Márcia Helena disse...

Oi Rê, também acho super triste, penso igual, não se valoriza nada, é uma pena, pois teremos muito pouco do passado pra mostrar para as crianças do futuro, que valores passar pra essas crianças? Em países desenvolvidos essa cultura é valorizada, mas no nosso Brasil, que apesar de tudo, amo muito, tratamos o passado como algo descartável. Triste! Bjs Má

Rebeca disse...

Má:
não é doer o coração?
Bjs

Eu recomendo

Eu recomendo

costureiras de Tarsila

costureiras de Tarsila

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Gentileza Gera Gentileza