Quem sou eu

Minha foto
Piracicaba, SP, Brazil
Sou casada, tenho um filho, amo viver, adoro trabalhos manuais, música, filmes, antiguidades etc.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Muffin tem medo de chuva???


Reparem nos pedacinhos de banana! Huuuummm...

Apresento o meu Rolo de Palmito!

Olha o livro antigão!!!  Adoooro!!!!

Na verdade, hoje estava inspirada para cozinhar. Mais do que fome, estava com vontade de por a mão na massa, literalmente.
E, um vidro grande de palmito dando mole no armário, lembrei de um Rolo de Palmito que não fazia há muitos anos. Muitos anos meeesmo!
Lembro até de uma vez que ia fazê-lo (talvez tenha sido a última) e meu filho pequeno chorando. Eu havia prometido levá-lo (o rolo) num almoço na casa da minha mãe, era a parte que me cabia.
Mas, calor infernal, criança chorando pedindo colo, não deu. Fiz só o recheio e levei assim mesmo, como um mexidinho. Fazer o quê? Tudo tem jeito, e nessa ocasião o jeito foi só recheio mesmo.
Mas hoje tudo ocorreu "nos conformes". Filho grande, o colo sem dono, temperatura mais agradável (até que enfim!), e rolou o rolo (entenderam o trocadilho tosco? Desculpe, não resisti!!!).
E como já que estava na cozinha mesmo, resolvi investir numa sobremesa.
Vi esta receita de Muffin de Chocolate e Banana no www.assimouassado.com,  que viu no www.dadivosa.org/ . Fiz minhas adaptações: transformei num muffin diet, já que o marido é diabético e deu prá adorar doces depois da doença (!). E coloquei metade da farinha integral e a outra metade farinha branca, também pensando nele.
E alguém já viu um Muffin com medo de chuva e servido em xícara de café? Pois aqui em casa tivemos essa cena insólita agora a pouco.
E jantamos em paz e felizes.

Se alguém se interessar, publico o receita do Rolo de Palmito e do Muffin de Chocolate e Banana, gentilmente compartilhado pela Daniela  pode ser encontrado no blog dela, que é muito bacana.

ROLO DE PALMITO

Recheio:
1 vidro grande de palmito
1 cebola grande picada
4 colheres de sopa de margarina
3 ovos ligeiramente batidos
pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara de salsinha picada

Massa:
3 xícaras de chá de farinha de trigo (coloquei uma das xícara de farinha de trigo integral)
1 xícara de chá de margarina
2 colheres de chá de fermento em pó
1/3 de xícara de chá de iogurte natural
1/3 de xícara de chá de leite
sal a gosto

Preparando o recheio (faça primeiro prá deixar esfriando!):
Derreta a margarina e doure a cebola.Misture o palmito, a pimenta, a salsa e os ovos, mexendo até ficarem cozidos porém cremosos. Retire do fogo e deixe esfriar.

Fazendo a massa:
Misture a farinha, o fermento e a margarina, formando uma farofa. Junte o iogurte, o leite e o sal. Amasse até formar uma bola. Abra a massa com rolo (eu tenho um de mármore, é o máximo!!!) e faça um formato de retângulo, com espessura fina (senão, não assa bem! Fica meio cru se a massa for grossa).
Arrume o recheio e enrole pela parte mais larga. Decore com sobras da massa e pincele com uma gema misturada com um pouquinho de leite.

Vamos assar? Coloque o rolo em assadeira untada e enfarinhada, forno quente pré-aquecido, e espere mais ou menos 50 minutos, ou até ficar dourado, o que vier primeiro.

Se alguém fizer me conta? E bom apetite!!!

11 comentários:

rose japan disse...

Olá Rebeca linda a foto do muffin na caneca, eu nunca fiz mas deve ser uma delícia, e a receita do pão hummm deve ser uma delícia eu amo receitas com palmito.

bjinhos rose jp

Lia Gloria disse...

Oi, Rebeca.

tô adorando 'revirar' o teu blog, bem interessante!
já estou seguindo,

bjs

Simone Carvalho disse...

Bom dia Rebeca,
antes de viajar,estou aqui passando rapidinho, pra lhe contar que em 18 anos de casada, o famoso caderno de receitas que todas tem...o meu só tem 2 folhas, uma com panqueca, e outra calda de chocolate...pra você ver como eu adooooooro cozinhar. Vou passar a receita pro maridão quem sabe ele faz, ele gosta de pilotar um fogão, as vezes!
Um beijão e bom final de semana!
Bjs, quanto a bolsa, não se preocupe, vou fazendo aqui meus sacos kkkkk!!!
Simone

Daniela de Paula disse...

oi Rebeca,
Ficou uma graça, adorei o muffin com medo de chuva. A alegria de quem tem blog é ver os filhotes se multiplicando. Hoje, você me fez mais feliz ; )

Vou colocar sua postagem na página do facebook, tudo bem?
beijos,

Lar dos Retalhos ......By Lisa Brito Alves disse...


Hum e bom apetite mesmo...
Me parece deliciosos..
Beijocas e um find semana abençoado!!!

Lia Gloria disse...

Voltei, pra comentar o post rsrs

Já copiei a receita do rolo e vou copiar a do muffin também.

eu nunca consegui comer banana in natura. não consigo mastigar e engolir, mas amo tudo o que é receita com banana.

Rebeca, tu escreves super bem, e de forma leve e divertida, virei fã rsrs

obrigada pelo comentário no bloguinho sobre a almofada. isso dá um gás!

bjs

Friends Forever disse...

Rebeca, que delícia! Já copiei vou fazer para turminha aqui de casa!!
Bom final de semana!
Bjs,
Amara

Judy disse...

Parece muuuito bom Rebeca!
Dia destes vou te contar como ficou.
O muffin de xícara ficou uma graça.
Como é bom ter o prazer de apreciar uma refeição preparada com carinho e capricho como esta.


Bom final de semana!

Toca do trico e croche disse...

Oiii, minha querida!!!
Já estou levando esta receitinha deliciosa de palmito, adoroooo !!!
Tenha um lindo final de semana!

Sonia Faria

Simone pinturas e crochês disse...

Olá querida Rebeca!
Essa receita parece ser deliciosa, já estou levando-a comigo! Menina, quantas coisas lindas postou em seu blog, estou apaixonada pela capa da máquina de costura, amei o lustre que teve a sorte de encontrar e os tecidos que ganhou são belíssimos, enfim, amei tudo!!!!!!!!
Beijos e uma linda semana!

Leska disse...

Oi Rebeca,
Adorei a receita e vou certamente fazer!!!
Bjs,
Leska

Eu recomendo

Eu recomendo

costureiras de Tarsila

costureiras de Tarsila

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Gentileza Gera Gentileza